Representações identitárias em Torto Arado de Itamar Vieira Junior
Visualizações: 2DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1221Mots-clés :
Identidades culturais, Torto Arado, Literatura afro-brasileira.Résumé
A escrita de Itamar Vieira Junior tem como um de seus pontos fortes a tematização de identidades culturais por muito tempo inferiorizadas em meio às relações de poder. Ao tratar da realidade da população afrodescendente, o autor rompe com visões essencialistas a respeito da formação cultural do Brasil para problematizar conflitos e derivas identitárias, de modo a evidenciar a transitoriedade dos processos de identificação como decorrente de violências e imposições ocasionadas por circunstâncias de dominação. Diante disso, este trabalho objetiva analisar representações de processos de identificação cultural no romance Torto Arado (2019), do referido escritor, à luz das teorizações de Stuart Hall (2006) e Boaventura de Souza Santos (1997). A análise empreendida demonstra como as forças coercitivas mantenedoras da subalternização da população afro-brasileira contribuem para intensificar negociações identitárias tensionadas pela presença ou ausência do sentimento de pertença que se estabelece por intermédio do diálogo entre subjetividades individuais e experiências coletivas.
Références
BAKHTIN, Mikhail M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2013.
BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. 3 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
EVARISTO, Conceição. Poemas de recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
MAGALHÃES, Antonio; PORTELLA, Rodrigo. Expressões do Sagrado. Reflexões sobre o fenômeno religioso. São Paulo: Santuário, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto Arado. São Paulo: Todavia, 2019.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis: Vozes, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Semiárido De Visu 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .