Em prol da Educação Inclusiva
um olhar sobre o Projeto Político Pedagógico
Visualizações: 21DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1404Palavras-chave:
Gestão escolar, Cultura inclusiva, Educação Especial, Pessoa com deficiência, Centro Municipal de Educação Infantil.Resumo
Observa-se que a abordagem inclusiva no ambiente escolar pode inferir sobre variadas demandas. Entre elas, evidencia-se a construção colaborativa do Projeto Político Pedagógico (PPP) como mais um instrumento de inclusão. Logo, entende-se a necessidade de a gestão escolar defender e estimular a cultura inclusiva construída de forma democrática, contemplando a formação cidadã e os saberes pedagógicos. O estudo proposto trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa a análise de dois Projetos Políticos Pedagógicos de dois Centros Municipal de Educação Infantil (CEMEIs). Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar o PPP frente à concepção de educação inclusiva. Para isso, foi preciso identificar as metas e ações envolvendo a perspectiva inclusiva com o intuito de assistir o público-alvo da Educação Especial, bem como discutir o papel da gestão escolar na construção do documento e na mediação e orientação da efetivação das ações e metas. A partir dos resultados, intenciona-se enfatizar as possibilidades de ações e estratégias que podem ser intensificadas pela comunidade escolar, em prol da construção do PPP, priorizando assistir o desenvolvimento social e pedagógico do/a estudante no processo de inclusão escolar, tendo suas especificidades e potencialidades respeitadas. A pesquisa toma seu embasamento nas proposições de Mantoan e Lanuti (2022), Scavoni (2016), Zanata (2014), Libâneo (2015) e Veiga (2002) e de alguns ordenamentos jurídicos. Acredita-se que o PPP deve oferecer propostas que viabilizem a inclusão escolar a partir da cultura inclusiva adotada pela instituição, proporcionando uma vivência e uma aprendizagem mais significativas e inclusivas.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 set. 2024.
BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 22 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 22 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 22 mar. 2024.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Grupo de Trabalho da Política Nacional de Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 27 set. 2024.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
JABOATÃO DOS GUARARAPES. Secretaria Executiva de Educação. Instrução Normativa SME/JG Nº 03/2022. 2022. (Mimeo).
JABOATÃO DOS GUARARAPES. CEMEI Sol. Projeto Político Pedagógico. CEMEI Sol, 2023a. (Mimeo).
JABOATÃO DOS GUARARAPES. CEMEI Estrela. Projeto Político Pedagógico. CEMEI Estrela, 2023b. (Mimeo).
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus, 2015.
MANTOAN, Maria Teresa Edglér; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista. A escola que queremos para todos. Curitiba: CRV, 2022.
MOTA, Carol. Autismo na educação infantil: um olhar para interação social e inclusão escolar. Curitiba: Appris, 2020.
SCAVONI, Mariana Paula Pereira. Representações sociais de professores sobre inclusão e o projeto político pedagógico: a escola em movimento. 2016. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/4ae62e26-157e-4968-9816-2d7eba8dc08c. Acesso em: 27 set. 2024.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002.
ZANATA, Eliana Marques. O papel do professor da educação especial na construção e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da escola. Acervo digital UNESP, São Paulo,2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155279. Acesso em: 27 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.