Em prol da Educação Inclusiva

um olhar sobre o Projeto Político Pedagógico

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Autores

  • Shirley Elias de Figueirêdo Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Josaniel Vieira da Silva Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1404

Palavras-chave:

Gestão escolar, Cultura inclusiva, Educação Especial, Pessoa com deficiência, Centro Municipal de Educação Infantil.

Resumo

Observa-se que a abordagem inclusiva no ambiente escolar pode inferir sobre variadas demandas. Entre elas, evidencia-se a construção colaborativa do Projeto Político Pedagógico (PPP) como mais um instrumento de inclusão. Logo, entende-se a necessidade de a gestão escolar defender e estimular a cultura inclusiva construída de forma democrática, contemplando a formação cidadã e os saberes pedagógicos. O estudo proposto trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa a análise de dois Projetos Políticos Pedagógicos de dois Centros Municipal de Educação Infantil (CEMEIs). Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar o PPP frente à concepção de educação inclusiva. Para isso, foi preciso identificar as metas e ações envolvendo a perspectiva inclusiva com o intuito de assistir o público-alvo da Educação Especial, bem como discutir o papel da gestão escolar na construção do documento e na mediação e orientação da efetivação das ações e metas. A partir dos resultados, intenciona-se enfatizar as possibilidades de ações e estratégias que podem ser intensificadas pela comunidade escolar, em prol da construção do PPP, priorizando assistir o desenvolvimento social e pedagógico do/a estudante no processo de inclusão escolar, tendo suas especificidades e potencialidades respeitadas. A pesquisa toma seu embasamento nas proposições de Mantoan e Lanuti (2022), Scavoni (2016), Zanata (2014), Libâneo (2015) e Veiga (2002) e de alguns ordenamentos jurídicos. Acredita-se que o PPP deve oferecer propostas que viabilizem a inclusão escolar a partir da cultura inclusiva adotada pela instituição, proporcionando uma vivência e uma aprendizagem mais significativas e inclusivas.

Biografia do Autor

Shirley Elias de Figueirêdo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestra em Educação Inclusiva (UPE). Especialista em Educação Especial na perspectiva Inclusiva (UPE) e em Educação Infantil pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Gestão de Turismo (IFPE). Atualmente é professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Pública de Ensino: Prefeitura do Recife, atuando na Educação Infantil, e Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação Especial na perspectiva Inclusiva.

Josaniel Vieira da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (Educação Popular - 2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente, é professor Adjunto do curso de Pedagogia e outras e licenciaturas na UPE/Campus Mata Norte. Professor do PROED - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (PPGE-UPE). Participa dos grupos de pesquisa: Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira; Relações Étnico-Raciais, Linguagens e História da Educação (GERA); ESTUDOS MUTUM: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E CINEMA. 

Referências

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

ELIAS DE FIGUEIRÊDO, Shirley; VIEIRA DA SILVA, Josaniel. Em prol da Educação Inclusiva: um olhar sobre o Projeto Político Pedagógico . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 501–524, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.1404. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1404. Acesso em: 5 jun. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos

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