Sobre a Revista
A revista científica Semiárido De Visu está registrada no ISSN 2237-1966 e vinculada à Editora IFSertãoPE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O periódico está classificado no Qualis Periódico no quadriênio 2017-2020 como A4 nas seguintes áreas: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Biodiversidade, Ciência de Alimentos, Ciências Agrárias I, Educação, Engenharias I, Ensino, Filosofia, Interdisciplinar, Linguística e Literatura, Sociologia e Zootecnia / Recursos Pesqueiros. A revista utiliza a plataforma de publicação acadêmica Open Jornal Systems.
Foco e Escopo
Missão
Servir como fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e científica nas diferentes áreas de atuação, propiciar a interação entre a comunidade científica através da publicação integral e de forma gratuita, promovendo o intercâmbio entre Instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação e toda a sociedade.
Foco
A revista Semiárido De Visu é um periódico científico de acesso livre, publicação eletrônica, de fluxo contínuo e com trabalhos publicados quadrimestralmente.
Seu foco é de caráter acadêmico, publicando artigos originais e inéditos que sejam resultado de pesquisa científica. Os artigos devem necessariamente trazer uma contribuição acadêmica teórica ou empírica à área de conhecimento, os quais devem se encaixar nas seguintes áreas: Medicina Veterinária, Ciências Agrárias I, Educação, Farmácia e Zootecnia/Recursos Pesqueiros e Biotecnologia. As posições constantes nos artigos são de responsabilidade exclusivas de seus autores. Há um posicionamento deliberado de publicar artigos de todos os grupos de pesquisa do país.
Público Alvo
A Revista De Visu está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos recebidos pela Revista Semiárido De Visu são inicialmente submetidos à revisão de admissão (desk review). Nessa fase os editores analisam:
(1) se o trabalho condiz com o Foco e Escopo da revista, e (2) se as Diretrizes para Autores foram cumpridas. Os artigos aceitos nessa primeira fase são encaminhados para a avaliação do mérito no sistema de double blind review. Os manuscritos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para a área, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até 6 meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os avaliadores solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre do editor-chefe, com base nos pareceres dos demais editores e consultores ad hoc. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.
Periodicidade
A periodicidade da Revista Semiárido de Visu é quadrimestral (Abril, Agosto e Dezembro).
Política de Acesso Livre
Esta revista Semiárido De Visu oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo e adota a Licença Creative Commons , do tipo de atribuição CC-BY, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Responsabilidade sobre o conteúdo
Nenhuma das organizações ou pessoas envolvidas no comitê ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos. Tal responsabilidade é inteiramente dos autores dos respectivos textos.
Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada. Em cada manuscrito, um dos autores deve possuir a titulação de Doutor (a).
Fonte de apoio
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - IFSERTAOPE https://ifsertaope.edu.br/