Revista Semiárido De Visu - v. 13, n. 1, 2025 (Edição Especial)

Educação no Semiárido: políticas, tecnologias, inclusão, inovações pedagógicas e formação de professores
Nesta edição especial da Revista Semiárido De Visu, propomos reunir artigos que dialoguem com as reflexões acerca da formação e profissionalização docente, especialmente vinculados ao campo da Educação e Pedagogia. Assim, buscamos explorar as intersecções entre políticas educacionais, tecnologias digitais e assistivas, práticas inclusivas e inovações pedagógicas na formação de professores no sertão pernambucano.
O Semiárido Nordestino, com sua vasta extensão e diversidade cultural, exige abordagens educacionais que reconheçam suas particularidades e potencializem suas singularidades, especialmente num contexto de rápidas e profundas transformações sociais. A partir dessas perspectivas, essa edição especial tem a intenção de agrupar pesquisas que tragam perspectivas teóricas e práticas, incluindo estudos empíricos, revisões de literatura e reflexões críticas de distintas abordagens, que destacam políticas, tecnologias, inclusão, inovações pedagógicas e formação de professores nos sertões pernambucanos, de modo prioritário.
Edição Especial
-
O impacto do uso de telas no desenvolvimento da criança: uma revisão de literatura
Visualizações: 199
-
121
-
Dengue Attack: Aprendendo a combater o Aedes aegypti por meio de um jogo sério
Visualizações: 92
-
36
-
Literatura infantil e racismo: reflexões sobre o ensino das relações étnico-raciais
Visualizações: 65
-
48
-
Tecnologias digitais como ferramenta no ensino de Geografia no semiárido cearense
Visualizações: 93
-
47
-
Planos de aula no portal do professor: estratégias de abordagem em educação climática
Visualizações: 50
-
46
-
Percepção e desempenho dos estudantes de engenharia produção do Piauí no ENADE
Visualizações: 31
-
20
-
Projeto multicultural e currículo escolar: o caso do município de Curaçá–BA
Visualizações: 32
-
19
-
Perspectivas de uma educação infantil antirracista: reflexões a partir de bell hooks
Visualizações: 50
-
23
-
A inclusão e o processo de ensino-aprendizagem de crianças com Síndrome de Down
Visualizações: 61
-
35
-
O impacto do uso recreativo de dispositivos e mídias digitais no desenvolvimento infantil
Visualizações: 127
-
90