Questões Ambientais, Sociais e de Governança na Agricultura:

uma revisão sistemática da literatura.

Autores

  • Ana Flávia Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alvany Santiago Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Platini Fonseca Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Paulo Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.748

Palavras-chave:

Ambiente, Social, Governança, Setor Agrícola, Revisão sistemática

Resumo

As práticas de ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) têm ganhado ênfase em diversos ramos empresariais, na tentativa de manter o crescimento econômico com equilíbrio – inclusive, no setor agrícola. Nesse sentido, o estudo buscou analisar, sistematicamente, de que forma a literatura tem abordado a aplicação do conceito de ESG em organizações do setor agrícola. A abordagem metodológica foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a partir do protocolo um abrangente. Após a busca e com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, nove artigos foram analisados a partir dos seguintes critérios: objetivo dos artigos; contexto de aplicação; metodologia utilizada; limitações da pesquisa, além das indicações de pesquisas futuras. Os principais resultados indicam que as limitações das pesquisas sobre ESG na agricultura variam em natureza, refletindo a diversidade dos estudos sobre o tema. Além disso, os pesquisadores da área têm indicado a necessidade de se desenvolver pesquisas mais abrangentes e comparativas, bem como na compreensão mais completa do impacto e da implementação de práticas de ESG na agricultura. Há também uma carência de pesquisas que procurem analisar as motivações dos gerentes para desenvolver práticas de ESG e as relações com os parceiros organizacionais.

 

Biografia do Autor

Ana Flávia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, da Univasf, graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2010). Tem experiência na docência como professora no ensino fundamental e médio e como tutora online da Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, oferecido pela SEAD - Univasf. Na área administrativa, atua como Assistente de Negócios UN no Banco do Brasil (GECOR)

Alvany Santiago, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pós-doutorado em Sustentabilidade Organizacional.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido – PPGDiDes - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Platini Fonseca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Administração, na área de Tecnologia, Inovação e Competitividade, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007); MBA em Marketing - UNIFACS (2010); Especialização em Gestão da Educação a Distância (2013); e Mestrado em Administração - UFBA (2014). Atualmente é técnico administrativo de nível superior, no cargo de administrador, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado na Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Tem experiência na área de Gestão Pública e Planejamento Estratégico.

Paulo Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Ciências Sociais, com área de concentração em Ciência Política. Mestrado e Doutorado em Sociologia, na linha de Sociologia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Associado do Colegiado de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Tem experiência nas áreas de Educação, Pesquisa Científica, Gestão Ambiental, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Recursos hídricos, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde (escolaverde.org), aprovado PROEXT-MEC. Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica, do MEC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar. Coordenador do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI). Consultor Ad hoc da Revista Ambiente Sociedade. Avaliador externo do PIBIC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador integrado ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD/Univasf). Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Univasf (2013 a 2015) e integrante desta comissão atualmente. Integrante do Comitê do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) (2005 a 2009 e 2014 a 2019), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2013 a 2017). Atualmente é Orientador do Programa Residência Pedagógica. Membro Comissão Gestora de Logística Sustentável da Univasf. Membro do Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável. Coordenador de Estágio e Decano do Curso de Ciências Sociais da Univasf. Coordenador do Espaço Sala Verde da Univasf. Diretor Executivo da Revista Verde. Professor do curso de Especialização em Saúde Ambiental (SEaD/Univasf). Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (SEaD/Univasf).

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

FONSECA, A. F. G. L. .; SANTIAGO, A. M. dos S. .; FONSECA, P. G. F.; RAMOS, P. R. R. Questões Ambientais, Sociais e de Governança na Agricultura: : uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1461–1473, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.748. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/748. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos