Questões Ambientais, Sociais e de Governança na Agricultura:

uma revisão sistemática da literatura.

Autores/as

  • Ana Flávia Gomes Leite Fonseca Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alvany Maria dos Santos Santiago Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Platini Gomes Fonseca Fonseca Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Paulo Roberto Ramos Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.748

Palabras clave:

Ambiente, Social, Governança, Setor Agrícola, Revisão sistemática

Resumen

Las prácticas ESG (ambientales, sociales y de gobernanza) han ganado énfasis en varios sectores empresariales, en un intento por mantener un crecimiento económico equilibrado, incluido el sector agrícola. En este sentido, el estudio buscó analizar sistemáticamente cómo la literatura ha abordado la aplicación del concepto ESG en organizaciones del sector agrícola. El enfoque metodológico fue la Revisión Sistemática de la Literatura (RSL) basada en un protocolo integral. Luego de la búsqueda y aplicando los criterios de inclusión y exclusión, se analizaron nueve artículos con base en los siguientes criterios: objetivo de los artículos; contexto de aplicación; metodología utilizada; limitaciones de la investigación, además de indicaciones para futuras investigaciones. Los principales resultados indican que las limitaciones de la investigación sobre ESG en la agricultura varían en naturaleza, lo que refleja la diversidad de estudios sobre el tema. Además, los investigadores en el campo han indicado la necesidad de desarrollar una investigación más integral y comparativa, así como una comprensión más completa del impacto y la implementación de las prácticas ESG en la agricultura. También faltan investigaciones que busquen analizar las motivaciones de los gerentes para desarrollar prácticas ESG y relaciones con socios organizacionales.

Biografía del autor/a

Ana Flávia Gomes Leite Fonseca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, da Univasf, graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2010). Tem experiência na docência como professora no ensino fundamental e médio e como tutora online da Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, oferecido pela SEAD - Univasf. Na área administrativa, atua como Assistente de Negócios UN no Banco do Brasil (GECOR)

Alvany Maria dos Santos Santiago, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pós-doutorado em Sustentabilidade Organizacional.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido – PPGDiDes - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Platini Gomes Fonseca Fonseca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Administração, na área de Tecnologia, Inovação e Competitividade, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007); MBA em Marketing - UNIFACS (2010); Especialização em Gestão da Educação a Distância (2013); e Mestrado em Administração - UFBA (2014). Atualmente é técnico administrativo de nível superior, no cargo de administrador, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado na Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Tem experiência na área de Gestão Pública e Planejamento Estratégico.

Paulo Roberto Ramos Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Ciências Sociais, com área de concentração em Ciência Política. Mestrado e Doutorado em Sociologia, na linha de Sociologia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Associado do Colegiado de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Tem experiência nas áreas de Educação, Pesquisa Científica, Gestão Ambiental, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Recursos hídricos, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde (escolaverde.org), aprovado PROEXT-MEC. Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica, do MEC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar. Coordenador do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI). Consultor Ad hoc da Revista Ambiente Sociedade. Avaliador externo do PIBIC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador integrado ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD/Univasf). Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Univasf (2013 a 2015) e integrante desta comissão atualmente. Integrante do Comitê do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) (2005 a 2009 e 2014 a 2019), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2013 a 2017). Atualmente é Orientador do Programa Residência Pedagógica. Membro Comissão Gestora de Logística Sustentável da Univasf. Membro do Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável. Coordenador de Estágio e Decano do Curso de Ciências Sociais da Univasf. Coordenador do Espaço Sala Verde da Univasf. Diretor Executivo da Revista Verde. Professor do curso de Especialização em Saúde Ambiental (SEaD/Univasf). Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (SEaD/Univasf).

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Publicado

2024-09-16

Cómo citar

FONSECA, A. F. G. L. .; SANTIAGO, A. M. dos S. .; FONSECA, P. G. F.; RAMOS, P. R. R. Questões Ambientais, Sociais e de Governança na Agricultura: : uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1461–1473, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.748. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/748. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos