Questões Ambientais, Sociais e de Governança na Agricultura:

uma revisão sistemática da literatura.

Auteurs

  • Ana Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alvany Maria dos Santos Santiago Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Platini Gomes Fonseca Fonseca Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Paulo Roberto Ramos Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.748

Mots-clés :

Ambiente, Social, Governança, Setor Agrícola, Revisão sistemática

Résumé

Les pratiques ESG – Environnementales, Sociales et de Gouvernance – ont gagné en importance dans divers secteurs d’activité, dans le but de maintenir une croissance économique équilibrée – y compris dans le secteur agricole. En ce sens, l’étude a cherché à analyser systématiquement la manière dont la littérature a abordé l’application du concept ESG dans les organisations du secteur agricole. L’approche méthodologique était la Revue Systématique de la Littérature (SLR) basée sur un protocole complet. Après la recherche et l'application des critères d'inclusion et d'exclusion, neuf articles ont été analysés sur la base des critères suivants : objectif des articles ; contexte d'application ; méthodologie utilisée; limites de la recherche, en plus des indications pour des recherches futures. Les principaux résultats indiquent que les limites de la recherche sur l’ESG en agriculture sont de nature variable, reflétant la diversité des études sur le sujet. En outre, les chercheurs dans le domaine ont indiqué la nécessité de développer des recherches plus complètes et comparatives, ainsi qu’une compréhension plus complète de l’impact et de la mise en œuvre des pratiques ESG dans l’agriculture. Il existe également un manque de recherches visant à analyser les motivations des managers à développer des pratiques ESG et des relations avec les partenaires organisationnels.

Bibliographies de l'auteur

Ana, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, da Univasf, graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2010). Tem experiência na docência como professora no ensino fundamental e médio e como tutora online da Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, oferecido pela SEAD - Univasf. Na área administrativa, atua como Assistente de Negócios UN no Banco do Brasil (GECOR)

Alvany Maria dos Santos Santiago, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pós-doutorado em Sustentabilidade Organizacional.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido – PPGDiDes - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Platini Gomes Fonseca Fonseca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Administração, na área de Tecnologia, Inovação e Competitividade, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007); MBA em Marketing - UNIFACS (2010); Especialização em Gestão da Educação a Distância (2013); e Mestrado em Administração - UFBA (2014). Atualmente é técnico administrativo de nível superior, no cargo de administrador, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado na Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Tem experiência na área de Gestão Pública e Planejamento Estratégico.

Paulo Roberto Ramos Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Ciências Sociais, com área de concentração em Ciência Política. Mestrado e Doutorado em Sociologia, na linha de Sociologia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Associado do Colegiado de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Tem experiência nas áreas de Educação, Pesquisa Científica, Gestão Ambiental, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Recursos hídricos, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde (escolaverde.org), aprovado PROEXT-MEC. Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica, do MEC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar. Coordenador do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI). Consultor Ad hoc da Revista Ambiente Sociedade. Avaliador externo do PIBIC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador integrado ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD/Univasf). Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Univasf (2013 a 2015) e integrante desta comissão atualmente. Integrante do Comitê do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) (2005 a 2009 e 2014 a 2019), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2013 a 2017). Atualmente é Orientador do Programa Residência Pedagógica. Membro Comissão Gestora de Logística Sustentável da Univasf. Membro do Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável. Coordenador de Estágio e Decano do Curso de Ciências Sociais da Univasf. Coordenador do Espaço Sala Verde da Univasf. Diretor Executivo da Revista Verde. Professor do curso de Especialização em Saúde Ambiental (SEaD/Univasf). Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (SEaD/Univasf).

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Publiée

2024-09-16

Comment citer

ANA FLÁVIA GOMES LEITE; SANTIAGO, A. M. dos S. .; FONSECA, P. G. F.; RAMOS, P. R. R. Questões Ambientais, Sociais e de Governança na Agricultura: : uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1461–1473, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.748. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/748. Acesso em: 26 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos