Ações de Marketing Verde em uma Empresa do Segmento Têxtil

Autores/as

  • Jaqueline dos Santos Lemos Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Francisca Rozângela Lopes de Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Geymeesson Brito da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mary Dayane Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.467

Palabras clave:

Marketing Verde, Segmento Têxtil, Meio Ambiente

Resumen

O marketing verde é uma proposta desafiadora, pois busca atender as necessidades e desejos de cada consumidor, com o intuito de realizar transações que atendam às necessidades destes, sem agredir o meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo verificar se a empresa do segmento têxtil da cidade de Patos-PB possui orientação para o marketing verde, e como essa empresa se beneficia ao adotar práticas ambientalmente corretas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio da aplicação de entrevista semiestruturada com os colaboradores da empresa. Os resultados apresentados evidenciam que a empresa avaliada possui orientação para o marketing verde e que esse entendimento contribui para melhorar a imagem coorporativa frente aos consumidores e promover vantagem competitiva. Por fim, conclui-se que há uma necessidade de maior disseminação de conhecimentos acerca do marketing verde, para que haja maior aprofundamento sobre o tema em questão, bem como, a implementação da educação ambiental como forma de conscientização ambiental dos colaboradores. 

Biografía del autor/a

Jaqueline dos Santos Lemos , Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Geymeesson Brito da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mary Dayane Souza Silva , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2024-03-01

Cómo citar

LEMOS , J. dos S. .; SOUSA, F. R. L. de .; SILVA, G. B. da; SILVA , M. D. S. . Ações de Marketing Verde em uma Empresa do Segmento Têxtil . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 366–388, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.467. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/467. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos