Satisfação e Fadiga por Compaixão em Profissionais de uma Casa de Apoio Institucional para Crianças e Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.464Palabras clave:
Assistência Institucional, Qualidade de Vida Profissional, Satisfação por Compaixão, Fadiga por CompaixãoResumen
O presente estudo objetiva analisar a percepção dos profissionais em relação a satisfação e fadiga por compaixão na prestação de assistência institucional em uma casa de apoio, localizada na cidade de Patos - Paraíba. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e natureza exploratória. Na coleta de dados, adotou-se um roteiro semiestruturado de entrevistas adaptado de Mbumba (2019). Na coleta de dados, buscou-se conhecer o perfil dos profissionais que prestam assistência institucional e analisar a qualidade de vida profissional destes profissionais por meio da percepção da satisfação e fadiga por compaixão. Em relação a satisfação por compaixão – polo positivo – do modelo de qualidade de vida profissional foi identificado que a maioria dos profissionais se sentem felizes ajudando as crianças. No que se refere a fadiga por compaixão – polo negativo –, foi constatado que o excesso da compaixão pode afetar a saúde mental e o desempenho dos profissionais envolvidos, consequentemente, alguns destes chegaram a ter início de depressão.
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