Currículo e formação omnilateral da formação docente em nível Médio do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Liliane Martins Nunes IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.414

Palabras clave:

Formação docente, Omnilateralidade, currículo

Resumen

Este artigo tem a finalidade de apresentar uma análise da proposta curricular da formação docente em nível Médio do Rio de Janeiro buscando um diálogo entre o currículo mínimo e a formação integral voltada para emancipação e cidadania. Tal proposição requer pensar além da superficialidade dos documentos curriculares a serem modalmente utilizados, para uma apropriação consciente e transformadora das práticas efetivas em compromisso político com a emancipação social que considere o sujeito em sua integralidade. Para o entendimento da formação docente integral e

currículo essa proposta dialogará segundo os teóricos como Freire, Sussekind, Ferraço, Antunes, Demo, entre outros autores. O trabalho possui como referencial teórico-epistemico e metodológico, além do currículo mínimo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no que tange os processos de (des)construção e possibilidade do currículo mínimo como base norteadora de uma formação docente integral e emancipadora. Visto por uma perspectiva que promova a construção do homem omnilateral em seus aspectos: intelectual, físico e tecnológico, buscando uma superação da dicotomia entre formação intelectual e físico e entre teoria e prática.

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Publicado

2024-09-16

Cómo citar

NUNES, L. M. Currículo e formação omnilateral da formação docente em nível Médio do Rio de Janeiro. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1450–1460, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.414. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/414. Acesso em: 26 dic. 2024.