Erros e Emoções na Educação Matemática: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Errors and Emotions in Mathematics Education: A Systematic Mapping of Literature

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.559

Resumo

Contextualização: Há bastante tempo a Educação Matemática tem estudado questões envolvendo identificação, análise e interpretação de erros cometidos por estudantes, mas ainda é pouco estudado o fato que cometer erros em matemática pode gerar afetividade negativa nos estudantes. Lacuna: No processo de estudar Matemática cometer Erros é praticamente inevitável o que geralmente tem uma conotação negativa para os alunos e faz com que eles experimentem emoções e sentimentos negativos em relação a Matemática, o que ainda é um processo pouco estudado. Objetivo: O objetivo desse estudo foi descrever um mapeamento sistemático da literatura visando identificar as teorias aplicadas a esse tipo de estudo e como está se organizando esse campo do conhecimento, assim como conhecer qual é o vínculo do estudante com o erro matemático. Método: Foi realizado um mapeamento sistemático para conhecer as teorias aplicadas em estudos direcionados a afetividade dos estudantes nas aulas de Matemática e sua relação com o erro matemático. Resultado: Identificou-se os tipos de emoções experimentadas pelos estudantes durante as aulas de matemática, os periódicos que incluem estudos sobre essa temática e suas respectivas teorias. Conclusão: Constatou-se a relação de afetividade dos alunos com erros matemáticos está diretamente ligada ao seu desempenho acadêmico. O baixo número de publicações primárias na área relacionando os erros cometidos pelos alunos com os seus estados emocionais e afetivos em torno dos seus estudos em matemática, evidenciaram um grande campo para desenvolvimento de pesquisas futuras. Assim, este estudo se apresenta em contribuição a essa grande área de conhecimento.

Biografia do Autor

Esdriane Cabral Viana, IFBA/UNEB

Doutoranda em Ecologia Humana pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2005). Graduada em licenciatura pela Universidade Federal da Bahia (2002). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade São Luís de França - FSLF (2011). É professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Paulo Afonso, onde está desde maio de 2010.Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente em educação. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa Aplicada à Engenharia Elétrica.

Ricardo José Rocha Amorim, UNEB

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, linha Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Representação de Conhecimento e Engenharia de Software. Também, atua na área de Informática na Educação, com ênfase em Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Objetos de Aprendizagem, Learning Design e Analíticos de Aprendizagem. Orienta trabalhos de mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação e Informática na Educação. Participa de corpo editorial e como revisor de periódicos e conferências internacionais.

Dinani Gomes Amorim, UNEB

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computaçao. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo nº 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB/DCH) e do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB/DTCS) .Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

VIANA, E. C.; AMORIM, R. J. R.; AMORIM, D. G. Erros e Emoções na Educação Matemática: Um Mapeamento Sistemático da Literatura: Errors and Emotions in Mathematics Education: A Systematic Mapping of Literature. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 313–330, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.559. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/559. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos