Erros e Emoções na Educação Matemática: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Errors and Emotions in Mathematics Education: A Systematic Mapping of Literature
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.559Resumo
Contextualização: Há bastante tempo a Educação Matemática tem estudado questões envolvendo identificação, análise e interpretação de erros cometidos por estudantes, mas ainda é pouco estudado o fato que cometer erros em matemática pode gerar afetividade negativa nos estudantes. Lacuna: No processo de estudar Matemática cometer Erros é praticamente inevitável o que geralmente tem uma conotação negativa para os alunos e faz com que eles experimentem emoções e sentimentos negativos em relação a Matemática, o que ainda é um processo pouco estudado. Objetivo: O objetivo desse estudo foi descrever um mapeamento sistemático da literatura visando identificar as teorias aplicadas a esse tipo de estudo e como está se organizando esse campo do conhecimento, assim como conhecer qual é o vínculo do estudante com o erro matemático. Método: Foi realizado um mapeamento sistemático para conhecer as teorias aplicadas em estudos direcionados a afetividade dos estudantes nas aulas de Matemática e sua relação com o erro matemático. Resultado: Identificou-se os tipos de emoções experimentadas pelos estudantes durante as aulas de matemática, os periódicos que incluem estudos sobre essa temática e suas respectivas teorias. Conclusão: Constatou-se a relação de afetividade dos alunos com erros matemáticos está diretamente ligada ao seu desempenho acadêmico. O baixo número de publicações primárias na área relacionando os erros cometidos pelos alunos com os seus estados emocionais e afetivos em torno dos seus estudos em matemática, evidenciaram um grande campo para desenvolvimento de pesquisas futuras. Assim, este estudo se apresenta em contribuição a essa grande área de conhecimento.
Referências
BRICEÑO, Milagros Thairy. El uso del error en los ambientes de aprendizaje: Una vision transdisciplinaria. Revista de teoría y didáctica de las ciencias sociales, n. 14, p. 9-28, 2009.
BRIÑOL, P.; FALCES, C.; BECERRA, A. Actitudes. In: MORALES, J.F.; MOYA, M.; GAVIRIA, E. (Ed.). Psicología Social. Madrid: McGraw Hill, 2007. p. 457-490.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. As noções de erro e fracasso no contexto escolar: algumas considerações preliminares. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas, 1997.
CURY, Helena Noronha. Retrospectiva histórica e perspectiva atuais da análise de erros em Educação Matemática p. 39-50. Zetetike, v. 3, n. 1, 1995.
ECCIUS-WELLMANN, Cristina; IBARRA-GONZÁLEZ, Karla Paulina. Dependencia de la calificación de una evaluación diagnóstica en matemáticas con aspectos afectivos por la comisión de errores. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 544-563, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a10
FRANCHI, L. et al. Actitudes del estudiante de ingeniería hacia sus errores en el aprendizaje de la matemática. Telos, Maracaibo, v. 13, n. 3, p. 371-396, sep./dic. 2011.
GIL, N.; BLANCO, L.; GUERRERO, E. El papel de la afectividad en la resolución de problemas matemáticos. Revista de Educación, Extremadura, v. 340, p. 551-569, may./ago. 2006.
GÓMEZ-CHACÓN, I. M. Matemática Emocional: los Afectos en el Aprendizaje Matemático. 1. ed. Madrid: Narcea, 2000.
GARCÍA-GONZÁLEZ, María S.; RAMÍREZ-GÓMEZ, Brenda; NAVARRO-SANDOVAL, Catalina. Situaciones que originan emociones en estudiantes de matemáticas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 39-62, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a03
GRIS, Gabriele; PALOMBARINI, Livia dos Santos; CARMO, João dos Santos. Uma Revisão Sistemática de Variáveis Relevantes na produção de erros em matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 649-671, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a10
GUERRERO, E.; BLANCO, L.J. y CASTRO, F. Trastornos emocionales ante la educación matemática. En García, J.N. (Coor.), Aplicaciones de Intervención Psicopedagógica. pp. 229-237. Pirámide, 2001. https://www.researchgate.net/publication/315814073_El_tratamiento_de_la_ansiedad_hacia_las_matematicas
IBARRA-GONZALEZ, Karla Paulina; ECCIUS-WELLMANN, Cristina. Dependencia de la calificación de una evaluación diagnóstica en matemáticas con aspectos afectivos por la comisión de errores. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, pág. 673-695, 2018. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a10
KLEINE, Michael et al. The structure of students' emotions experienced during a mathematical achievement test. ZDM, v. 37, p. 221-225, 2005.
https://doi-org.ez357.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s11858-005-0012-6
MANDLER, G. Affect and learning: Causes and consequences of emotional interactions. In: McLEOD, D.B., ADAMS, V.M. (eds) Affect and Mathematical Problem Solving. Springer, New York, NY., 1989. P. 3-19. https://doi.org/10.1007/978-1-4612-3614-6_1
MATA, Maria de Lourdes Estorninho Neves et al. Emoções face à matemática e progressão na escolaridade: Estudo longitudinal com alunos do 5º e 7º anos de escolaridade. Análise Psicológica, v. 35, n. 2, p. 125-144, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/5572
MARTÍNEZ-SIERRA, Gustavo; GARCÍA-GONZÁLEZ, María del Socorro. Undergraduate mathematics students’ emotional experiences in Linear Algebra courses. Educational Studies in Mathematics, v. 91, n. 1, p. 87-106, 2016.
https://doi-org.ez357.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10649-015-9634-y
MORALES, Luisa M.; GARCÍA, Orlando E. La afectividad de la inteligencia. Formación universitaria, v. 6, n. 5, p. 3-12, 2013. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062013000500002
McLEOD, D. Beliefs, Attitudes, and Emotions: New View of Affect in Mathematics Education. In: McLEOD, D.; ADAMS, V. (Ed.). Affect and Mathematics Problem Solving: A New Perspective. New York: Springer-Velag, 1989. p. 245-258.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performingsystematicliteraturereviews in software engineering. Technical Report EBSE-2007-01, Keele University, 2007.
PEIXOTO, Francisco et al. “How do you feel about math?”: Relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievement. European Journal of Psychology of Education, v. 32, p. 385-405, 2017. https://doi.org/10.1007/s10212-016-0299-4
PERDOMO DIAZ, Josefa; FERNANDEZ VERGARA, Andrés. Estudio exploratorio de las emociones en la cotidianidad de las clases de matemáticas. Revista Eletrônica de Pesquisa Educacional, v. 20, n. 4, pág. 133-143, 2018. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1748
PETERSEN, Kai et al. Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE) 12. 2008. p. 1-10.
PLUTCHIK, R. The Nature of Emotions. American Scientist, Morrisville, v. 89, n. 4, p. 344-350, jul./ago. 2001.
RICO, Luis. Reivindicación del error en el aprendizaje de las matemáticas. Revista Épsilon, v. 38, p. 185-198, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Semiárido De Visu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.