Prospecção tecnológica de programas para ensino de gestão financeira para crianças
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.543Mots-clés :
Aplicativo, Ensino, FinanceiraRésumé
Os dispositivos moveis podem ser ferramentas auxiliadoras no processo de aprendizagem. Este trabalho apresenta uma prospecção tecnológica para aplicativos de smartphones para ensino de gestão financeira infantil. Nesse estudo foram realizadas pesquisa bibliográficas e busca de anterioridades nas seguintes bases de dados Espacenet, Orbit, INPI, CAPES e SciELO e nas lojas de aplicativos: Apple Store e Google Play Store. Utilizando as palavras-chaves: Aplicativo, ensino, aplicativo, educação financeira, aplicativo, gestão financeira. Foram encontrados 342.573 artigos científicos. A escolha das palavras chaves a serem utilizadas na pesquisa de patentes e nas bases de dados prezou pela objetividade do que se pretende construir a fim de minimizar resultados distantes.
Références
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 20 jun 2022.
FANTACHOLI, Fabiane das Neves. O brincar na Educação Infantil:Jogos, Brinquedos e Brincadeiras -Um Olhar Psicopedagógico, Revista Científica Aprender, Maringá, 2011.
FROEBEL, F. A Educação do homem. Tradução de Maria Helena Câmara Bastos.Passo Fundo: UPF, 2001.
DIGITEUM. Digiteum, 2023. Top Mobile App Categories during COVID-19 .
Disponível em: https://www.digiteum.com/top-mobile-app-categories-covid/. Acesso
em: 05 de abr. de 2023.
ORBIT. [Base de dados – Software Online]. Orbit Itelligence, [S.l.], v. 1.9.8, 2019. Disponível em:
https://www.orbit.com. Acesso em: 22 jun. 2022.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual para o depositante de patentes. 2015. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/arquivos/manual-para-o-depositante-de-patentes.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. [Base de dados – Internet]:
Base de Patentes. 2019. Disponível em: http://www.inpi.gov.br. Acesso em: 01 jun. 2022.
COSTA, T. M.; NUNES, M. A. S. N. PROSPECÇAO DE PATENTES DE PERSONALIDADE NOS JOGOS. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 42, 2014. DOI: 10.9771/cp.v7i1.11497. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/11497. Acesso em: 6 jul. 2022.
ANDRADE, Áurea V. de; REIS, D. L. dos S.; FONSÊCA, L. dos S. M. da; ALMEIDA, R. B. F. de; PEREIRA, R. F. de G.; UCHÔA, S. B. B. A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 547, 2018. DOI: 10.9771/cp.v11i2.23266. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/23266. Acesso em: 6 jul. 2022.
D’AQUINO, Cássia de. Educação financeira. Como educar seus filhos .Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MODERNELL, A. Educação Financeira. 2011. Disponivel em
Ucho.Info> Acesso em: 10 jan. 2023.
https://www.sias.org.br/home/news/aplicativo-de-educacao-financeira-para-criancas
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Semiárido De Visu 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .