A era da pós-verdade: desmistificando a teoria da terra plana nas escolas públicas do Piemonte norte do Itapicuru/BA
desmistificando a teoria da terra plana nas escolas públicas do piemonte norte do itapicuru/Ba
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.524Mots-clés :
desinformação; divulgação científica; Ensino de ciências; Itapicuru; SBPCRésumé
Com o advento da internet e das redes sociais e o consequente enfraquecimento da mídia convencional, movimentos e grupos que visam espalhar desinformação. Negar a ciência tem adquirido cada vez mais visibilidade, força e alcance em nossa sociedade. Este trabalho teve como objetivo educar a população sobre como funciona o método científico e desmistificar a teoria da Terra plana. A pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, assumindo uma abordagem qualitativa no tratamento dos dados coletados. O presente artigo analisa as visões dos estudantes do ensino médio sobre um conjunto de oficinas sobre fake news e o negacionismo da ciência expondo os resultados obtidos e discutindo suas contribuições para a alfabetização científica. Evidenciou-se que as oficinas promoveram ações para a formação de cidadãos críticos. Além disso, as oficinas despertaram a curiosidade e a criatividade das crianças, adolescentes e jovens. Por fim, observou-se a satisfação dos alunos em poderem experienciar a construção e divulgação do seu conhecimento.
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