Estruturalismo e Prática pedagógica

um estudo a partir dos referentes de Vygotsky, Piaget e Paulo Freire

Authors

  • Abigail Noádia Barbalho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Diogo Pereira Bezerra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Verônica Maria De Ara´újo Pontes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Marcos Antonio de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.647

Abstract

This work aims to understand to what extent the main theoretical references of education, developed in the studies of Piaget, Vygotsky, and Freire, dialogue with the philosophical paradigm of structuralism and what results from this relationship for the understanding of the pedagogical practice. Methodologically, it is theoretical research of a bibliographic nature, whose sources are the works: The Social Formation of Mind (VYGOTSKY, 1991); Child Psychology (PIAGET, 2006); and, Pedagogy of Autonomy (FREIRE, 2003), in dialogue with others that elucidate the theoretical foundations of the mentioned authors. An interpretive analysis consists of reflective thinking about its content, considering the historical relationship of the conceptual field of these works. The main result showed that the authors' relationship with structuralism follows three movements: in Piaget, there is a resizing of structures because intelligence is understood as an evolving structure formed by levels that juxtapose each other until reaching maturity. In Vygotsky, however, the progressive distance is perceived as he incorporates the historical-cultural element in cognitive development that is, the diachrony. Finally, in Freire, there is a radical overcoming of structuralism by centering the pedagogical process on the communicative act characterized by action-reflection that mark the development of world consciousness. In this sense, the pedagogical practice can be understood not only as a space for building scientific knowledge, but as a space marked by social interactions and, finally, as a space for emancipation and transformation of unjust historical-social structures.

Keywords: intelligence, higher cognitive functions, diachrony, emancipation, autonomy.

Author Biographies

Abigail Noádia Barbalho da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2007), Mestre em Estudos Teológicos, pelo McCormick Theological Seminary (Chicago, USA, 2002), Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000). Especialista em Novas Tecnologias e Educação a Distância, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, SP (2012); Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente Dedicação Exclusiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. foi lotada no Campus Pau dos Ferros durante os anos 2011-2016. Atuou nas disciplinas: Didática, Novas Tecnologias e Educação; Mídias Educacionais; Didática das Ciências. Orientações: Estágio Supervisionado I e II da Licenciatura em Química e Projetos Integradores. Atualmente está lotada no Campus Avançado Natal Zona Leste, do IFRN, atuando na modalidade EaD, na área de Novas Tecnologias e Teorias de Ensino-Aprendizagem.

Diogo Pereira Bezerra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008), possui Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, possui formação em Educação VET for the Future pela Häme University of Applied Sciences (2015) (Finlândia). Atualmente sou Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) atuando no ensino médio integrado aos cursos Técnicos de Agroecologia e Meio Ambiente no Campus Ipanguaçu; Curso Superior de Graduação em Licenciatura em Química no Campus Ipanguaçu; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional) no Campus Mossoró e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordesde de Ensino (RENOEN) . Em pesquisa, possui experiência em Adsorção e Processos de Separação, além de processos de aprendizagem usando Aprendizagem Baseada em Projetos, Letramento Informacional, Difusão e Popularização da Ciência e Mostras/Feiras Científicas. 

Verônica Maria De Ara´újo Pontes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho e pela Universidade de Lisboa. Doutora em Estudos da Criança na área de Literatura para a Infância pela Universidade do Minho-Portugal, em 2009, com revalidação de diploma pela UNICAMP como Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Mestra em Educação e Comunicação pela UFRN (1998), Especialista em Psicopedagogia (2019), Neuropsicopedagogia (2022), Administração Educacional (1994) e Graduada em Pedagogia pela UFRN (1986). Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, líder do Grupo de Pesquisa Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens-GEPELT/UERN, coordenadora do curso de especialização em educação nos anos de 1998 a 2001, coordenadora do curso de especialização em alfabetização no período de 2003 a 2005, chefe do departamento de educação da UERN nos períodos: 2000 a 2002, 2009 a 2013, assessora da reitoria/UERN como avaliadora institucional de 2013 a 2016, assessora da Pró-Reitoria de Extensão de 2016 a 2017. Foi consultora da UNESCO no prêmio Inovação em Gestão Educacional em 2014. Avaliadora do PNLD didático no ano de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022. Elaboradora de itens do ENADE 2018. Leitora de Material Didático do Curso de Biblioteconomia na UFRJ em 2015, coordenadora e organizadora de eventos nacionais como: AFIRSE (2016), e SENACEM (desde 2010). Foi coordenadora de Projetos em convênio com o Governo Federal como o PRONERA nos anos de 2004 e 2005, do Programa Alfabetização Solidária de 1999 a 2001, e do Projeto de Educação a distância para Gestores Escolares- PROGESTÃO de 2001 a 2003, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado do RN, professora de curso de atualização curricular para professores e especialistas do estado do RN, professora do curso de atualização curricular sobre os PCN para professores, especialistas e dirigentes da rede municipal de ensino de Mossoró-RN. Membro de comissões institucionais como: comissão permanente de pesquisa/UERN, presidente do fórum de chefes/UERN, presidente da comissão de avaliação institucional dos cursos da UERN, avaliadora dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Mossoró-RN. Foi professora e orientadora do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS/UERN (2013-2016), professora e orientadora do Mestrado e Doutorado em Letras-PPGL/UERN no período de 2013-2023. Foi professora visitante do POSENSINO no IFRN no período de 2017 a 2019, e da UERN no ano de 2019. Atualmente, coordenadora adjunta do Doutorado em Ensino - RENOEN/IFRN, professora efetiva do IFRN, membro permanente do colegiado do POENSINO/UERN/IFRN/UFERSA, do Doutorado em Ensino-RENOEN/IFRN, avaliadora das condições de ensino superior do INEP/MEC, consultora ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, da Revista Linha Mestra, da Revista Interdisciplinar em Ensino - RECEI e Revista Psicologia em Estudo; membro do comitê editorial da Revista Interdisciplinar em Ensino - RECEI. Também exerce atividades de consultoria para o MEC junto ao PNLD do livro didático e literário, e ao ENADE e coordena projeto de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires, projeto de pesquisa em parceria com a Universidade de Évora e com a Universidade de Lisboa, membro do grupo de pesquisa internacional: Leitura, Literatura Infantil e Educação Literária do Centro de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Membro da comissão de Bolsas e comissão de planejamento estratégico no ano de 2023.

Marcos Antonio de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004), bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004), licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), licenciado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1991), especialista Master in Business Administration pela Universidade de São Paulo (2022), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (2010) e em Tecnologia Educacional pelo Centro Universitário de Patos - UNIFIP (1999). Cursou Aperfeiçoamento em Formação para Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pela Escola Nacional de Administração Pública (2009) e em Formação Empreendedora pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, onde atua como docente do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), do Curso Superior de Licenciatura em Matemática e em cursos técnicos de nível médio. Tem experiência em ensino de matemática, disciplinas jurídicas, gestão pública e teorias de ensino e aprendizagem. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: gestão de águas; sustentabilidade; economia regional; impactos socioambientais; semiárido; desenvolvimento local; gestão de riscos; gestão pública; ensino de matemática e educação profissional e tecnológica. Tem experiência em gestão pública, tendo ocupado diversos cargos na Administração Pública federal, dentre eles o de diretor-geral do Campus Apodi (2008 a 2016) e pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional do IFRN (2016 a 2020).

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Published

2024-09-16

How to Cite

SILVA, A. N. B. da; BEZERRA, D. P.; PONTES, V. M. D. A.; DE OLIVEIRA, M. A. Estruturalismo e Prática pedagógica: um estudo a partir dos referentes de Vygotsky, Piaget e Paulo Freire. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1433–1449, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.647. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/647. Acesso em: 26 dec. 2024.