Quadriláteros e Objetos de Aprendizagem Digital: Aplicação e Percursos Didáticos em uma Turma do Ensino Médio

Autores

  • Ronaldo de Almeida Barbosa Universidade do Estado da bahia
  • Ananda SEE-PE
  • Solange UNEB
  • Adélia adelia.cetepi@outlook.com

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.871

Palavras-chave:

Quadriláteros, Pensamento Geométrico, Modelo de van Hiele.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa que foi realizada com 10 estudantes do 2º ano do ensino médio profissionalizante de uma escola pública, cujo objetivo foi investigar as influências da aplicação de uma SD embasada no modelo de van Hiele e explorando os saberes referentes aos quadriláteros. Além da estruturação das atividades, também, considerou-se os percursos didáticos indicados pelo modelo e articulou-se neste projeto de ensino, as habilidades da BNCC (BRASIL, 2018) e os descritores do SAEB (BRASIL, 2020). Utilizou-se o desenvolvimento da metodologia ativa da gamificação com implementação de objetos de aprendizagem em plataformas digitais e apples do Geogebra. Para tanto, apoiou-se nos estudos de Crowley (1994), Kallef (1994), Villiers (2010), Zabala (1998) e outros. Nas análises comparativas dos resultados do pré e pós-teste foi possível detectar que dos 80% iniciais, somente 20% dos alunos permaneceram no nível básico de conhecimento (nível 1), possibilitando avanços de compreensões para os níveis seguintes, sendo de 10% para o nível 2 e de 50% para o nível 3, índices que apontam avanços consideráveis de aprendizagens geométricas, no que se refere às habilidades de reconhecer visualmente, de ordenar e comparar logicamente e através das características as figuras geométricas e, também, analisar comparativamente os entes geométricos formando os subgrupos dos quadriláteros.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

DE ALMEIDA BARBOSA, R.; DE JESUS FONSECA ALMEIDA, A. .; FERNANDES MAIA PEREIRA, S.; ADÉLIA CAVALCANTE SILVA ROCHA, M. Quadriláteros e Objetos de Aprendizagem Digital: Aplicação e Percursos Didáticos em uma Turma do Ensino Médio. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1621–1634, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.871. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/871. Acesso em: 7 dez. 2024.