Retorno às aulas presenciais pós-pandemia
implicações pedagógicas na relação entre professores e estudantes
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https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1474Palavras-chave:
Relação professor e estudante., Isolamento físico., Retorno às aulas presenciais.Resumo
O estudo aborda o modo como o fenômeno do isolamento físico ocasionado pela pandemia global do COVID-19 impactou na relação pedagógica no retorno às aulas presenciais. O texto problematiza as alterações metodológicas produzidas pela necessidade de professores e estudantes instaurarem novas didáticas e formas de se relacionar com os estudantes. Discute-se a concepção de afeto desenvolvida pelo filósofo Spinoza (2009), compreendendo neste sentido noções desenvolvidas pelo sujeito a partir de sua interação com o mundo e com seus pares. O estudo ancorou-se no método qualitativo, de abordagem (auto)biográfica. A produção de informações se deu a partir de entrevistas semiestruturadas. O estudo possibilitou concluir que o retorno às aulas presenciais implicou em considerar as contribuições que o isolamento físico provocou na relação professor e estudante na universidade.
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