Projeto de Nivelamento no 1° ano do Ensino Médio
análise do ensino de matemática
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https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1378Palavras-chave:
Metodologia, Matemática, Dificuldade, Estratégia de ensino.Resumo
Este artigo trata do ensino de matemática a partir do lançamento da Política Pública de Educação Integral em 2008, com a implantação do projeto de nivelamento no estado de Pernambuco em 2022, após o período pandêmico. Ele tem como objetivo compreender de que maneira o processo de ensino da matemática é desenvolvido durante as aulas de nivelamento no primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual no município de Santa Maria da Boa Vista – PE. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo como colaboradores dois professores de uma Escola Estadual do município citado que atuam no projeto de nivelamento. As entrevistas narrativas foram realizadas enquanto dispositivo de pesquisa e, para a efetivação das análises, a inspiração foi a perspectiva compreensiva-interpretativa. Como resultado, o estudo evidencia que as aulas de nivelamento seguem a partir da elaboração de um planejamento realizado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos estudantes após a realização da avaliação diagnóstica. Além disso, os conteúdos são trabalhados através de estratégias diversificadas, e estão baseados na necessidade que os professores têm em desenvolver os assuntos do Ensino Médio. Isso ocorre porque a ausência de uma base sólida nos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental dificulta significativamente a aprendizagem de novos tópicos no Ensino Médio. Esses conhecimentos básicos desempenham um papel crucial na compreensão dos conceitos mais avançados explorados nessa etapa de ensino.
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