Projeto de Nivelamento no 1° ano do Ensino Médio

análise do ensino de matemática

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Autores

  • Andresa dos Santos Araújo Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • André Ricardo Lucas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) https://orcid.org/0000-0002-9279-5802

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1378

Palavras-chave:

Metodologia, Matemática, Dificuldade, Estratégia de ensino.

Resumo

Este artigo trata do ensino de matemática a partir do lançamento da Política Pública de Educação Integral em 2008, com a implantação do projeto de nivelamento no estado de Pernambuco em 2022, após o período pandêmico. Ele tem como objetivo compreender de que maneira o processo de ensino da matemática é desenvolvido durante as aulas de nivelamento no primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual no município de Santa Maria da Boa Vista – PE. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo como colaboradores dois professores de uma Escola Estadual do município citado que atuam no projeto de nivelamento. As entrevistas narrativas foram realizadas enquanto dispositivo de pesquisa e, para a efetivação das análises, a inspiração foi a perspectiva compreensiva-interpretativa. Como resultado, o estudo evidencia que as aulas de nivelamento seguem a partir da elaboração de um planejamento realizado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos estudantes após a realização da avaliação diagnóstica. Além disso, os conteúdos são trabalhados através de estratégias diversificadas, e estão baseados na necessidade que os professores têm em desenvolver os assuntos do Ensino Médio. Isso ocorre porque a ausência de uma base sólida nos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental dificulta significativamente a aprendizagem de novos tópicos no Ensino Médio. Esses conhecimentos básicos desempenham um papel crucial na compreensão dos conceitos mais avançados explorados nessa etapa de ensino.

Biografia do Autor

Andresa dos Santos Araújo Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, Campus Santa Maria da Boa Vista. 

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS/PPGED (2022). Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MPEJA (2018). Especialista em: Gestão em Educação: Orientação e Supervisão (2023), Tópicos Especiais de Matemática (2020), Ensino de Matemática (2018), Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015) e Gestão Escolar (2008). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação (2021) e em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, atuando na Licenciatura em Matemática no Campus Santa Maria da Boa Vista, da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Atualmente é o Coordenador de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEMat (IFSertãoPE/CNPq) e Editor Científico da Revista Baiana de Educação Matemática - RBEM.

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

TENÓRIO, Andresa dos Santos Araújo; VIEIRA, André Ricardo Lucas. Projeto de Nivelamento no 1° ano do Ensino Médio: análise do ensino de matemática. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 457–480, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.1378. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1378. Acesso em: 5 jun. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos

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