Análise do conteúdo de biotecnologia em livros didáticos do PNLD 2021 e sua contribuição para uma alfabetização científica
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https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1158Palavras-chave:
Biotecnologia, Ciências da natureza, Ensino médio, Indicadores de alfabetização científica, Livro didático.Resumo
A biotecnologia é um campo em ascensão, com um vasto conhecimento científico aplicável em diferentes setores. Contudo, as informações provindas dessa área, por muitas vezes, são apresentadas superficialmente pela mídia, o que reforça a importância da sua divulgação nos meios acadêmicos. Desse modo, objetivou-se investigar à luz de diferentes abordagens e sob uma ótica da Alfabetização Científica, como os conteúdos relacionados a biotecnologia são abordados em livros didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio. Para conduzir esta pesquisa, foram analisados sete livros (LD1-7) aprovados pelo PNLD 2021, considerando critérios de abordagem teórica, metodológica, visual, complementar e ética, e sua relação com os Indicadores da Alfabetização Científica (IAC). Todos os livros analisados apresentaram algum tipo de lacuna, especialmente na adequação e contextualização (LD2-LD3) e na conexão com o cotidiano (LD1-LD4). A linguagem científica mostrou-se acessível em todos os livros, e a presença de atividades/exercícios e incentivo a pesquisa foi notada na maioria. Os recursos visuais variaram, com o LD1 e LD3 apresentando figuras claras e contextualizadas, enquanto o LD2 e LD5 se mostraram escassos. O LD3 careceu de recursos complementares, já o LD5 se mostrou mais completo. Por fim, todos os livros discutiram aplicações éticas e impactos da biotecnologia e quanto aos IAC os livros propiciaram a ocorrência de pelo menos quatro dos oito indicadores descritos. Embora tenham sido identificadas inconsistências nos livros analisados, preencher essas lacunas pode fortalecer a compreensão e o interesse dos alunos pela biotecnologia e garantir uma abordagem mais completa e direcionada à Alfabetização Científica.
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