Análise do conteúdo de biotecnologia em livros didáticos do PNLD 2021 e sua contribuição para uma alfabetização científica

Visualizações: 49

Autores

  • Elayne Cristina Ramos Vilanova Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Felipe Costa Lemos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Pedro Lemos de Almeida Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1158

Palavras-chave:

Biotecnologia, Ciências da natureza, Ensino médio, Indicadores de alfabetização científica, Livro didático.

Resumo

A biotecnologia é um campo em ascensão, com um vasto conhecimento científico aplicável em diferentes setores. Contudo, as informações provindas dessa área, por muitas vezes, são apresentadas superficialmente pela mídia, o que reforça a importância da sua divulgação nos meios acadêmicos. Desse modo, objetivou-se investigar à luz de diferentes abordagens e sob uma ótica da Alfabetização Científica, como os conteúdos relacionados a biotecnologia são abordados em livros didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio. Para conduzir esta pesquisa, foram analisados sete livros (LD1-7) aprovados pelo PNLD 2021, considerando critérios de abordagem teórica, metodológica, visual, complementar e ética, e sua relação com os Indicadores da Alfabetização Científica (IAC). Todos os livros analisados apresentaram algum tipo de lacuna, especialmente na adequação e contextualização (LD2-LD3) e na conexão com o cotidiano (LD1-LD4). A linguagem científica mostrou-se acessível em todos os livros, e a presença de atividades/exercícios e incentivo a pesquisa foi notada na maioria. Os recursos visuais variaram, com o LD1 e LD3 apresentando figuras claras e contextualizadas, enquanto o LD2 e LD5 se mostraram escassos. O LD3 careceu de recursos complementares, já o LD5 se mostrou mais completo. Por fim, todos os livros discutiram aplicações éticas e impactos da biotecnologia e quanto aos IAC os livros propiciaram a ocorrência de pelo menos quatro dos oito indicadores descritos. Embora tenham sido identificadas inconsistências nos livros analisados, preencher essas lacunas pode fortalecer a compreensão e o interesse dos alunos pela biotecnologia e garantir uma abordagem mais completa e direcionada à Alfabetização Científica.

Biografia do Autor

Elayne Cristina Ramos Vilanova, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2022). Especialização em Ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022) e em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2024). Atualmente é mestranda pelo programa de pós-graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

Felipe Costa Lemos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando em Química pela UFRPE (SEDE). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde desenvolveu um projeto de pesquisa intitulado EXPOSIÇÃO DENGUE: INVESTIGANDO AS APRENDIZAGENS MOBILIZADAS EM MUSEU DE CIÊNCIA, sob a orientação da professora Dr. Helaine Sivini Ferreira. É graduado em Licenciatura Plena em Química pela UFRPE (Unidade Acadêmica de Serra Talhada) havendo apresentado uma monografia intitulada A ABORDAGEM DA ALOTROPIA POR MEIO DE UM PROJETO DE ENSINO DE QUÍMICA no início de 2013. Faz parte do Grupo de pesquisa Museus, pesquisa e investigação - MuPI desde dezembro de 2019.

Pedro Lemos de Almeida Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professor de Química Analítica e Ambiental na UAST/UFRPE. Doutor em Química, pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Química, pela UFRPE, e mestre em Química pela mesma universidade, tendo realizado parte do mestrado na Universidade de Coimbra (Portugal). Sou membro do Laboratório de Química Analítica, LAQA, na UFPB, atuo na área de Instrumentação e Automação em Química Analítica, além de ser um entusiasta e divulgador científico, principalmente no que diz respeito a experimentação e Cultura Maker em sala de aula. Estou presidente do Grupo de Estudos Ambientais no Sertão Pernambucano (GEASP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas(GEPET) vinculados ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Participei da fundação e coordenei o LabMaker do IFSertãoPE, espaço que se fundamenta em princípios da cultura maker e aprendizagem prática, para incentivar a criatividade, a experimentação, a inovação e o desenvolvimento de projetos inovadores. 

Referências

ALVES, L. C.; LIMA, R. A.; COSTA, H. S. Prospecção sobre biotecnologia na percepção de estudantes do ensino fundamental. 2019.

ALVES, L. C.; COSTA, H. S. Ensino de biotecnologia: um panorama de suas abordagens no país da biodiversidade. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 7, n. 2, p. 816-835, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, L. M.; SILVA, C. C. A. Inserção do ensino da biotecnologia nos livros didáticos de biologia. Biologia, v. 5, n. 13, 2019.

BISPO, W. O. O livro didático de Ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise dos indicadores de Alfabetização Científica e sua relação com as habilidades do novo ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió-AL, 2022.

BRASIL. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Guia digital do PNLD 2021. Brasília, 2021. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2021_didatico_pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 09 fev. 2023.

FERREIRA, S. S.; AQUINO, P. E. A.; FERREIRA, T. S. Avaliação do saber biotecnológico no ensino médio. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 3, n. 2, p. 27-34, 2020.

FONSECA, V. B.; BOBROWSKI, V. L. Biotecnologia na escola: a inserção do tema nos livros didáticos de Biologia. Acta Scientiae, v. 17, n. 2, 2015.

GONZÁLEZ, F. E. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 155-183, 2020.

HARTMANN, A. C.; HERMEL, E. do ES. As Práticas Pedagógicas nos Livros Didáticos de Ciências e de Biologia Recomendados pelo PNLD 2017 e pelo PNLEM 2018. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 3, p. 412-421, 2021.

JÚNIOR, F. M. C. et al. Avaliação dos livros didáticos de biologia: uma proposta reflexiva e comparativa acerca do conteúdo de biotecnologia. REVISTA FOCO, v. 16, n. 5, p. e1993-e1993, 2023.

LIMA, J. R.; SANTOS, L. F. M. A Biotecnologia no cotidiano escolar do ensino médio: análise da percepção dos estudantes. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 15, n. 1, p. 260–276, 2022.

MENEZES, J. P. C.; FONSECA, S. S.; PEDREIRA, A. J. L. A. Uma análise teórica sobre a temática hídrica em livros didáticos de Biologia do PNLD 2018. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 3, p. 1155-1180, 2020.

MORAES, F. N.; ALMEIDA, M. J. P. M. Teste genético preditivo de câncer de mama: uma abordagem discursiva sobre o uso de texto de divulgação científica e histórias em quadrinhos no ensino. Temas em Educação e Saúde, v. 15, n. 2, p. 194–203, 2019.

NASCIMENTO, Y. A. P.; SARAIVA, L. F. M. Ferramentas de bioinformática aplicadas ao ensino da biotecnologia. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 17, n. 1, p. 75-90, 2019.

NETO, A. L. M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Possíveis efeitos de sentido na leitura sobre biotecnologia presente num livro didático. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, pág. e3149119823-e3149119823, 2020.

OECD (2005), “A Framework for Biotechnology Statistics”, OECD Working Party of National Experts on Science and Technology Indicators.

OLIVEIRA SOUZA, L. de F. et al. A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 12, n. 26, p. 208-225, 2020.

OLIVEIRA, S. F. A. Os indicadores de Alfabetização Científica: uma análise do tema água no livro didático de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió-AL, 2019.

OLIVEIRA, T. et al. Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências. Educar em Revista, n. 34, p. 19-33, 2009.

PAGOTTI, R. C. P. Aspectos da Alfabetização Científica em temas relacionados à saúde nos livros didáticos adotados pelas escolas municipais de Araras: limites e potencialidades. Dissertação de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Araras-SP, 2023.

PEIXE, P. D., et al. Os temas DNA e Biotecnologia em livros didáticos de biologia: abordagem em ciência, tecnologia e sociedade no processo educativo. Acta Scientiae, v. 19, n. 1, 2017.

PELIZZARI, A.; SILVA, I. S.; FELIPE, M. S. S. Ensino da Biotecnologia no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Novo Ensino Médio. Concilium, v. 22, n. 4, p. 230-247, 2022.

PEREIRA, D. R. et al. Potencial de Alfabetização Científica em nanotecnologia nas coleções do livro “química ser protagonista” nos PNLD de 2012 a 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió-AL, 2023.

PIZARRO, M. V.; JUNIOR, J. L. Indicadores de Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de Ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 208-238, 2015.

SÁ NETO, C. C., et al. Tópicos de biotecnologia uma perspectiva nos livros didáticos de biologia do ensino médio a partir do PNLD. Acta Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 39-56, 2020.

SANTOS, F. R. C. C. et al. O conhecimento de biologia celular e molecular nos livros didáticos de biologia do ensino médio: potencialidades para a Alfabetização Científica e tecnológico. Dissertação de mestrado (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba-PR, 2021.

SANTOS, F. R. C. C.; LORENZETTI, L. Potencialidades da educação CTS para promoção da Alfabetização Científica na abordagem temática de biologia celular nos livros didáticos do PNLD 2018. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 539-558, 2020.

SANTOS, F. R. C. C.; SHIGUNOV, P.; LORENZETTI, L. Alfabetização Científica e tecnológica no ensino de biologia celular e molecular. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2022.

SARTURI, F. M.; DALLAVECHIA, G. S. O.; ARAÚJO, M. C. P. Análise de conceitos relativos ao capítulo de biotecnologia de livros didáticos do ensino médio. Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, 2018.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre Ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015.

SILVA, C. E. A.; SILVA, M. de F. C. Análise do conteúdo de biotecnologia em livros didáticos de ciências da natureza do novo ensino médio. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, p. 1-13, 2023.

SILVA JÚNIOR, V. C. Uma análise do júri simulado a partir dos indicadores de Alfabetização Científica. Scientia Naturalis, v. 5, n. 1, 2023.

SILVA, A. C.; JUNIOR, M. N. Análise do conteúdo de fungos nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 7, n. 3, p. 235-273, 2017.

SILVA, M. B.; SASSERON, L. H. Alfabetização Científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, 2021.

SILVA, V. R.; LORENZETTI, L. A Alfabetização Científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e222995, 2020.

SOUZA, A. M.; CONTE, H. CIÊNCIA ACESSÍVEL. Saber Científico (1982-792X), v. 9, n. 1, p. 152-159, 2021.

SOUSA, C. C. et al. Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 3, p. 311-320, 2021.

VERÍSSIMO, É. R., et al. A biotecnologia como ferramenta de aproximação de alunos do ensino médio à iniciação científica. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e06995643-e06995643, 2020.

Downloads

Publicado

2025-06-01

Como Citar

RAMOS VILANOVA, Elayne Cristina; COSTA LEMOS, Felipe; LEMOS DE ALMEIDA JÚNIOR, Pedro. Análise do conteúdo de biotecnologia em livros didáticos do PNLD 2021 e sua contribuição para uma alfabetização científica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 300–320, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.1158. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1158. Acesso em: 6 jun. 2025.

Edição

Seção

Multidisciplinar - Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.