A docência em contexto pandêmico e os impactos na subjetividade

Visualizações: 142

Autores

  • Milena Santos Gonçalves Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0009-0008-1725-6682
  • Ana Paula Menna Alves Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Josimara Wikboldt Schwantz Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.1062

Palavras-chave:

Criação, Profissão docente, Ensino remoto emergencial, Sujeitos

Resumo

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) surgiu como resposta à pandemia de COVID-19, que forçou uma mudança abrupta do ensino presencial para o remoto. Este estudo teve como objetivo compreender as estratégias dos professores para lidar com o ERE e refletir sobre o impacto dessa transição no ensino-aprendizagem. A pergunta orientadora foi: quais são os impactos na condição prática pedagógica e subjetiva dos professores diante do desafio imposto pelo ERE? Para responder a essa questão, fizemos uma revisão bibliográfica abrangente, analisando 21 artigos selecionados de um total de 60, com foco em "práticas pedagógicas no ensino remoto". As fontes consultadas incluem Scielo, Portal da Capes, Google Acadêmico e Academia.edu. Os artigos foram categorizados em três grupos: ERE na educação básica, ERE no ensino superior e ERE em geral. O foco deste artigo é apresentar os achados da terceira categoria, juntamente com a análise dos fichamentos textuais e a leitura das obras dos teóricos referenciados. A análise do estudo utilizou uma abordagem pós-estruturalista, com base nos trabalhos de Deleuze (1987), Guattari (2012) e Corazza (2013), para investigar como a prática docente foi impactada por essa transição emergencial. Os resultados indicaram que, além dos desafios técnicos e pedagógicos, a dimensão subjetiva dos professores foi significativamente afetada. O ERE provocou mudanças na autoimagem dos docentes e na compreensão do seu papel como profissionais do ensino. Entre as estratégias utilizadas pelos professores, destacam-se a adaptação de materiais didáticos, a aprendizagem de novas tecnologias e a busca por apoio psicossocial.

 

 

Biografia do Autor

Milena Santos Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com experiência em estágios focados no acompanhamento da rotina escolar de alunos com TDAH, autismo e dislexia. Tenho interesse em pesquisas que enfocam o grupo dos pomeranos, explorando temas de identidade, memória e cultura.

Ana Paula Menna Alves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui ensino-médio-segundo-grau pela Escola de Ensino Médio Imaculada Conceição(2021). 

Josimara Wikboldt Schwantz, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pedagoga (2012), Mestra (2015) e Doutora em Educação (2019) pela UFPel. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (2017/2018) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É líder do Grupo de Pesquisa (Cnpq) intitulado Docência, diferença e produção de subjetividades. Participa da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMat/UFPel). É coordenadora do Curso de Pedagogia - noturno. Tem interesse pelas multiplicidades da Literatura, da Arte, da Psicologia e da Filosofia contemporânea para pensar a formação de professores. Email: josiwikboldt@hotmail.com

Referências

BARROS, R. Ensinar e aprender em tempos pandêmicos: (re)inventando práticas pedagógicas. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 44, p. 1-8, dez. 2021.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

BRASIL. Portaria n° 343/2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Portaria nº 544/2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - COVID-19 e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020.

COSTA, B. G. S.; ESPIGÃO, H. S.; PINTO, M. R. Professor ou Youtuber? A crise da COVID-19, as mudanças de práticas sociais e a adoção de tecnologias para o ensino remoto. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, maio/jun. 2022.

DELEUZE, G. O ato de criação. Trad. José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999. Caderno Mais, p. 4.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3. ed. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. 2. ed. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012.

LIMA, G. S. N. Os desafios encontrados pela docência no ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v.7, n. 8. p. 860-873, ago. 2021.

LOBO, T.; OLIVEIRA, R. R.; CASTRO, M. C. Inventar, reinventar e narrar: práticas pedagógicas durante o isolamento social. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, Salvador, v. 6, n. 17, p. 312-327, jan./abr. 2021.

MARTINS, V.; CASTRO, B.R.; TRANCOSO, M. V. Criações e percepções docentes no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: uma pesquisa com os cotidianos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial, p. 157-182, jun./out. 2020.

MESQUITA, S. S. A.; SOUZA, M. I. G. F. M. Lógicas de ação docente em tempos de pandemia: entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 22, n. 73, p. 934-959, abr./jun. 2022.

VIEIRA, J.; CARDOSO, C.; SILVA, E. Aprendizagem remota em tempos de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e470101321329, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-01

Como Citar

GONÇALVES, Milena Santos; ALVES, Ana Paula Menna; SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. A docência em contexto pandêmico e os impactos na subjetividade. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 249–265, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.1062. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1062. Acesso em: 4 jun. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.