Comentário crítico sobre "A Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica: Aprendizagem Lúdica"

de Laudicéia Borges Aquino, Caroline Leandro Nunes Soares e Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva

Visualizações: 0

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31416/cacto.v5i1.1457

Résumé

Para iniciar este texto de comentários é preciso expor os pontos de partida do texto; O que é Interdisciplinaridade e o que são atividades lúdicas? A começar pela Interdisciplinaridade, esta é um ato revolucionário de estudantes que se iniciou na década de 1960 na França, onde esses alunos questionavam uma maior integração nas escolas, um ensino mais sintonizado aos problemas de cunho político, econômico e sociais de seu País. No Brasil esse termo ganha força também na década de 60 e logo é introduzido na LDB ( Lei de Diretrizes e Bases) nº 5.692/71 (Fazenda, 1994). Já por atividades lúdicas , é um adjetivo originado no latim, ludos , que remete a educação para jogos , entretenimento e diversão ; um passamento , tipo atividade mental que tem ajudado muitos pedagogos a alfabetizar alunos da educação infantil , uma nova forma de educar que envolve brincar em sala de aula.

Références

ALVES, Josely Novaes de Carvalho. Comentário sobre o artigo "A Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica: Aprendizagem Lúdica" : de Laudicéia Borges Aquino, Caroline Leandro Nunes Soares e Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online, v. 5, n. 1, p. e25016, 2025. DOI: 10.31416/cacto.v5i1.1462. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1462. Acesso em: 25 abr. 2025.

AQUINO, Laudicéia Borges; SOARES, Caroline Leandro Nunes; SILVA, Tarcisio Fulgêncio Alves da. A Interdisciplinaridade na prática pedagógica: Aprendizagem lúdica. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online, v. 5, n. 1, p. e23005, 2025. DOI: 10.31416/cacto.v5i1.1446. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1446. Acesso em: 25 abr. 2025.

FAZENDA , Ivani C.A . A interdisciplinaridade ; história , teoria e pesquisa. Ed: Papirus , 4.ed. Campinas-SP . 1994.

FERREIRA, Leandro. Memorial Filosófico: anseios , desafios e perspectivas de vida. Re(senhas), v. 2, n. 1, p. e25008, 2025. DOI: 10.71263/7ybjd104. Disponível em: https://resenhas.ojsbr.com/resenhas/article/view/44. Acesso em: 24 abr. 2025.

HALL, David Soares. A Filosofia e seu ensino:: Caminhos para a interdisciplinaridade. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online, v. 4, n. 1, p. e24003, 2024. DOI: 10.31416/cacto.v4i1.975. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/975. Acesso em: 25 abr. 2025.

ROCHA, Gabriel Kafure da; SANTOS, Bruno Freitas. A INTERPEDAGOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM BACHELARD . Capim Dourado: Diálogos em Extensão, v. 6, n. 1, p. 248–270, 2023. DOI: 10.20873.interpedagogia. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/17304. Acesso em: 24 abr. 2025.

Téléchargements

Publiée

2025-04-25

Comment citer

Marins, W. S., & Ferreira, L. de O. (2025). Comentário crítico sobre "A Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica: Aprendizagem Lúdica": de Laudicéia Borges Aquino, Caroline Leandro Nunes Soares e Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação Em Transdisciplinaridade Online, 5(1), e25017. https://doi.org/10.31416/cacto.v5i1.1457

Numéro

Rubrique

Comentários