Comentário Crítico sobre o Artigo “Multiletramentos E Cultura Digital: Uma Experiência com o Pibid para uma Aprendizagem Significativa no Ensino Fundamental em Petrolina-PE”
de Wennington Dias dos Santos Silva Ana Aula Siqueira Santos de Menezes
Visualizações: 0DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v5i1.1468Resumen
O artigo publicado na Revista Cacto pelos autores Wennington Dias dos Santos Silva Ana aula Siqueira Santos de Menezes propõe uma análise da inserção e da presença do multiletramentos dentro dessa cultura digital, que tem sido tão forte nos últimos anos. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional, exercem um papel importante dentro dessa cultura digital, que tem evoluído de forma alargadora e esmagadora.
A integração de cultura digital dentro do multiletramentos, abre espaço para o estudo de várias teorias, dentre elas a da Aprendizagem Significativa, que aparecem para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
E tais, teorias cognitivas enfatizam muito a importância de conectar novos conhecimentos com estruturas cognitivas preexistentes, conhecidas como "subsunçores",que servem de ancora para a construção e reconstrução de novos saberes. O conceito de cultura digital é sempre plural e significativo e pode ser explorado dentro da educação contemporânea, sob diferentes formas e interpretações. Assim, surge a necessidade de se aprofundar mais e melhor a Pedagogia dos Multiletramentos, que ganha espaço e notoriedade.
Citas
ROCHA, D. S. C. S.; RICHARTZ, T. Prática de oralidade em sala de aula: Foco no desenvolvimento pleno do educando. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, 2023
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTOS, Debora Maria; SANTOS, Poliana Coêlho dos. Arqueologia e genealogia da vigilância e seus desdobramentos nas redes sociais e no ensino da Cultura Digital. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online, v. 3, n. 2, p. e23028, 2023. DOI: 10.31416/cacto.v3i2.858. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/858. Acesso em: 25 abr. 2025.
SANTOS, Bruno Freitas. Mais um capítulo dessa história: Trajetória e destinos. Re(senhas), v. 2, n. 1, p. e25013, 2025. DOI: 10.71263/kbffgt78. Disponível em: https://resenhas.ojsbr.com/resenhas/article/view/37. Acesso em: 25 abr. 2025.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.