O Programa Residência Pedagógica: da problematização da realidade nos anos iniciais

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v5i2.1702

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica; Alfabetização; Formação; Experiências.

Resumo

Este relato apresenta a vivência de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia em um Programa de Residência Pedagógica (PRP) financiado pela CAPES, do Departamento de Ciências Humanas (DCH-III), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Juazeiro-BA. O projeto intitulado “Práticas de leitura e escrita na superação dos desafios de aprendizagem na Educação Básica após o período de isolamento social”, foi realizado no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2024, em uma escola pública de Juazeiro-BA. O texto expõe elementos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e os resultados obtidos do Programa, conforme relatados pela residente. O objetivo deste trabalho é expor as questões encontradas no contexto educacional dos anos iniciais, especificamente o 4º ano do Ensino Fundamental I, bem como as dificuldades enfrentadas na prática de ensino na escola e como isso contribuiu na formação teórica refletida na prática. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, embasada nos estudos de Jan Masschelein e Maarten Simons (2014), Stanislas Dehaene (2012) e na Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999). Foram utilizados principalmente recursos de observação e anotação no Diário de Bordo. Os principais resultados dessa experiência na atuação do Residência passam pela própria vivência da prática da docência, ou seja, compreender o processo de leitura e escrita das crianças e as problematizações no campo escolar.

Biografia do Autor

Jamille Sobral Costa, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS (PPGESA), UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Este relato apresenta a vivência de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia em um Programa de Residência Pedagógica (PRP) financiado pela CAPES, do Departamento de Ciências Humanas (DCH-III), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Juazeiro-BA. O projeto intitulado “Práticas de leitura e escrita na superação dos desafios de aprendizagem na Educação Básica após o período de isolamento social”, foi realizado no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2024, em uma escola pública de Juazeiro-BA. O texto expõe elementos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e os resultados obtidos do Programa, conforme relatados pela residente. O objetivo deste trabalho é expor as questões encontradas no contexto educacional dos anos iniciais, especificamente o 4º ano do Ensino Fundamental I, bem como as dificuldades enfrentadas na prática de ensino na escola e como isso contribuiu na formação teórica refletida na prática. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, embasada nos estudos de Jan Masschelein e Maarten Simons (2014), Stanislas Dehaene (2012) e na Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999). Foram utilizados principalmente recursos de observação e anotação no Diário de Bordo. Os principais resultados dessa experiência na atuação do Residência passam pela própria vivência da prática da docência, ou seja, compreender o processo de leitura e escrita das crianças e as problematizações no campo escolar.

Josemar da Silva Martins, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Este relato apresenta a vivência de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia em um Programa de Residência Pedagógica (PRP) financiado pela CAPES, do Departamento de Ciências Humanas (DCH-III), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Juazeiro-BA. O projeto intitulado “Práticas de leitura e escrita na superação dos desafios de aprendizagem na Educação Básica após o período de isolamento social”, foi realizado no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2024, em uma escola pública de Juazeiro-BA. O texto expõe elementos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e os resultados obtidos do Programa, conforme relatados pela residente. O objetivo deste trabalho é expor as questões encontradas no contexto educacional dos anos iniciais, especificamente o 4º ano do Ensino Fundamental I, bem como as dificuldades enfrentadas na prática de ensino na escola e como isso contribuiu na formação teórica refletida na prática. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, embasada nos estudos de Jan Masschelein e Maarten Simons (2014), Stanislas Dehaene (2012) e na Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999). Foram utilizados principalmente recursos de observação e anotação no Diário de Bordo. Os principais resultados dessa experiência na atuação do Residência passam pela própria vivência da prática da docência, ou seja, compreender o processo de leitura e escrita das crianças e as problematizações no campo escolar.

Referências

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. – Porto Alegre: Artmed, 1999.

MASSCHELEIN, Jam. Em defesa da escola: uma questão pública / Jam Masschelein, Maarten Simon; Tradução Cristina Antunes. – 2 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

Sobral Costa, J., & da Silva Martins, J. (2025). O Programa Residência Pedagógica: da problematização da realidade nos anos iniciais. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação Em Transdisciplinaridade Online, 5(2), e25024. https://doi.org/10.31416/cacto.v5i2.1702

Edição

Seção

Dossiê Formação Docente em Tempos Desafiadores: Memórias, Saúde Mental, Alfabetização e Práticas Inclusivas

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